MENU

Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, entidade filiada à CUT, realiza atividades lúdicas na capital cearense

Em alusão ao Dia Nacional de Luta pela Creche, 12 de outubro, o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, entidade filiada à CUT – CE, realizou, nesta quinta-feira (11/10), atividades lúdicas com crianças, no Centro da cidade.

Publicado: 11 Outubro, 2012 - 11h11

Escrito por: CUT CE

notice
Sindicato dos ComerciSindicato dos ComerciDe acordo com a prefeitura de Fortaleza, existem 139 creches municipais na capital, com cerca de 11 mil crianças matriculadas. A Constituição Federal determina que o acesso à creche é um direito dos trabalhadores (as) urbanos e rurais. A legislação garante assistência gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento até os cinco anos de idade em creches e pré-escolas.
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) define ainda que todas as empresas com mais de 30 mulheres com idade superior a 16 anos devem ter local apropriado para as funcionárias deixarem, sob vigilância e assistência, os filhos no período de amamentação.  
É uma luta da CUT, do Sindicato dos Comerciários, da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviço (CONTRACS) e de todo o movimento sindical garantir que todas as empresas ofereçam auxílio-creche à todas as trabalhadoras.
De acordo com a secretária da mulher trabalhadora da CUT – CE, Ozaneide de Paula, há uma grande desigualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho. “É preciso incluir nas convenções coletivas os direitos das mulheres, que ascenderam no mercado de trabalho recentemente. É importante obrigar as empresas a respeitarem o direito de toda trabalhadora à creche e pré-escola para os filhos”, defende.