MENU

SINDSEP-ITAPIPOCA E REGIÃO, entidade filiada à CUT-CE, conquista pagamento do salário mínimo para servidores de Tururu

Após moblização da classe trabalhadora, prefeitura de Tururu é condenada a pagar salário mínimo aos servidores do município.

Publicado: 11 Março, 2013 - 11h04

A reivindicação fez parte das pautas das últimas campanhas salariais, mas até então nunca tinha sido atendida. Por isso, em paralelo às campanhas salariais, SINDSEP-ITAPIPOCA E REGIÃO, entidade filiada à CUT-CE, ajuizou ações judiciais a favor dos(as) trabalhadores(as). “Foi um trabalho árduo com inúmeras diligências para acompanhamento do processo no fórum e várias conversas com juízes e promotores.Tivemos muitas audiências, várias delas inclusive em Caucaia, na vara do Trabalho, para onde o processo foi enviado”, destaca presidente do SINDSEP-ITAPIPOCA E REGIÃO, David Lima.

Em 2012, o sindicato cobrou novamente do poder público o pagamento do salário para os servidores, mas desta vez uma ação coletiva. Após intensa atividade, finalmente neste dia 8 de março de 2013, a Diretoria do Sindsep e as representações da Coordenação de Tururu e dos servidores receberam a notícia da sentença que determina o pagamento do salário mínimo foi divulgada.

“ A prefeitura de Tururu foi obrigada a pagar o salário mínimo aos servidores a partir da próxima folha de pagamento, independente da jornada de trabalho, ou seja, a jornada que o trabalhador estava exercendo e pagar também as diferenças entre o que o servidor ganhava e o salário mínimo, retrativo à data da citação do município. Mesmo que a prefeitura recorra a sentença tem que ser cumprida”, esclarece o presidente.