Escrito por: Igor Thawen/SINDSEPU
Essa medida é vista como essencial para aliviar a carga de trabalho dos docentes, permitindo-lhes um melhor equilíbrio entre suas responsabilidades profissionais e pessoais
Na manhã da última segunda-feira, 10 de junho, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ubajara (SINDSEPU), representado por sua presidenta, Rosimar Pereira, e pelo secretário-geral, Wescley Anderson, esteve em uma Unidade Escolar do município para discutir a redução da carga horária dos docentes da rede pública de ensino. Esta ação faz parte de uma série de esforços contínuos do sindicato para melhorar as condições de trabalho dos professores e assegurar a qualidade do ensino oferecido aos alunos.
O SINDSEPU está utilizando todos os meios legais disponíveis para garantir que a gestão municipal cumpra as determinações judiciais em processos que já estão em fase de execução. A principal determinação judicial atualmente em pauta exige a redução da carga horária dos professores, fixando-a em 13 horas/aula. Essa medida é vista como essencial para aliviar a carga de trabalho dos docentes, permitindo-lhes um melhor equilíbrio entre suas responsabilidades profissionais e pessoais.
É importante lembrar que, no município de Ubajara, cada hora/aula tem a duração de 45 minutos, conforme estipulado pelo Plano de Cargos, Carreira e Salários do Magistério (PCCS). Atualmente, os docentes enfrentam uma carga horária de 17 horas/aula, que o sindicato argumenta ser excessiva e prejudicial tanto para os professores quanto para os alunos. A redução para 13 horas/aula não apenas está alinhada com as melhores práticas educacionais, mas também é um direito garantido por decisões judiciais que precisam ser rigorosamente cumpridas pela administração municipal.
Durante a visita à Unidade Escolar, Rosimar Pereira e Wescley Anderson destacaram a importância da adesão a essas normas para garantir um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo para os docentes. Eles enfatizaram que a sobrecarga de trabalho pode levar ao esgotamento profissional, o que afeta negativamente a qualidade do ensino e, consequentemente, o aprendizado dos alunos.