MENU

Nota em solidariedade ao professor José Carlos

O educador está sendo violentado nas redes sociais por grupos liderados pelo deputado estadual bolsonarista André Fernandes (Republicanos)

Publicado: 14 Agosto, 2021 - 21h48

Escrito por: Redação CUT

notice

A Central Única dos Trabalhadores no Ceará (CUT-CE) se solidariza com o professor José Carlos de Vasconcelos, mais uma vítima de fanatismo e ódio bolsonarista em Fortaleza. O educador está sendo violentado nas redes sociais por grupos liderados pelo deputado estadual bolsonarista André Fernandes (Republicanos), após divulgação de vídeo com ataques ao exercício da profissão do trabalhador em educação.

As ofensivas partiram após a exposição de um trecho de uma avaliação produzida pelo professor, que, dentre outras questões correspondentes à disciplina de Geografia e atualidades, trouxe questionamentos relacionados ao presidente da República.

As liberdades de cátedra, manifestação e expressão estão diretamente ligadas ao exercício da democracia, pela qual o movimento sindical lutou incansavelmente para reconquistar durante o processo de redemocratização do país. Diante disso, reforçamos que os ataques ao professor José Carlos são totalmente ilegais, pois violam o seu legítimo direito à liberdade de cátedra, o que é garantido pela Constituição Federal.

Portanto, ao mesmo tempo em que repudiamos as atitudes antidemocráticas do deputado estadual André Fernandes (Republicanos) e seus seguidores, reafirmamos o compromisso da nossa Central com a defesa dos direitos da classe trabalhadora, e em especial com as lutas mais urgentes dos profissionais em educação de Fortaleza, e exigimos respeito ao professor José Carlos. Cobramos ainda que a postura do parlamentar seja apurada pela Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Ceará.

Juntos somos mais fortes!

 

Direção-executiva da CUT-CE

Fortaleza, 14 de agosto de 2021